ME. FELIPE JORGE 'Parece mentira, mas nem sempre gostei de recursos físicos (Eletro), por muito tempo acreditei que somente a terapia manual resolveria as queixas de meus pacientes, e seguia bem resolvendo a grande maioria dos problemas (pelo menos eu acho, rs). Até que, continuando minha trajetória acadêmica, passei na seleção e fui cursar mestrado em Engenharia biomédica em São José dos Campos. Eis o meu grande divisor de águas!
Lá tive a oportunidade de conhecer e me aprofundar em diversos campos do conhecimento que nem sonhava existir e fui obrigado a engolir toda a minha prepotência, comum aos terapeutas manuais, ao vivenciar o dia a dia da experimentação animal onde as hipóteses são testadas, confirmadas ou refutadas.
E como é impactante enxergar, literalmente a olho nu, os recursos físicos promovendo mudanças biomoleculares, biológicas, fisiológicas e clínicas. Com esse impacto fui obrigado a me dedicar profundamente ao estudo da eletrotermofototerapia, mais especificamente a dosimetria, pois para mim sempre foi muito claro a grande necessidade do controle de entrega energética para garantir efeito clínico.
Utilizar o mesmo tempo de aplicação, a mesma intensidade, de qualquer recurso, em pacientes diferentes sempre me causou muita indignação. Pacientes diferentes merecem doses personalizadas para garantir a entrega ideal de energia no sítio da lesão. A elaboração e aperfeiçoamento de formulações matemáticas que permitam total controle de entrega energética tem sido meu passatempo nos últimos 15 anos de estudo. Venho desde então ensinando colegas Fisioterapeutas a realizar cálculos matemáticos (muitos acham complexos) para potencializar os resultados clínicos, até que um dia meu amigo e sócio Thiago Rebello me alertou: "-Felipão esses cálculos são difíceis pra c****** a gente precisa arrumar uma forma de facilitar a vida do Fisio…" E foi aí que chegamos na elaboração do programa DoSys Academy que tenho certeza revolucionará a sua forma de enxergar a Fisioterapia."